terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lei torna obrigatório "teste da orelhinha" em recém-nascidos

Exame faz o diagnóstico precoce de perda auditiva

Uma lei publicada hoje (3) no Diário Oficial da União obriga todos os hospitais e maternidades públicas e privadas do Brasil a submeterem os recém-nascidos a um teste auditivo.

Segundo a norma, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os centros médicos terão que realizar o conhecido como "teste da orelhinha" nos recém-nascidos, um exame gratuito para o diagnóstico precoce da perda auditiva.

As Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs) fazem parte de uma técnica utilizada nos primeiros dias de vida do bebê, realizada enquanto a criança está dormindo, e revela os resultados no momento da avaliação.

Os médicos recomendam que, caso a criança apresente sinais de perda de audição no teste, ela seja submetida imediatamente a uma avaliação completa.

Achei legal essa nova Lei.
Bom, aproveito essa informação para falar da MINHA deficiência!!
Muitos não sabem, e como já tenho 9 seguidores é hora de abrir o coração!!!!
Há 11 anos resolvi fazer uma nova faculdade e percebi que já não conseguia sentar lá atrás, na turma da cozinha, pois perdia algumas falas dos professores.
Um tempo depois comecei a trabalhar numa empresa onde a todo momento eu era anunciada para atender a um ramal, e eu sempre errava o número!!
O pessoal me zoava direto e meu chefe na época (hoje graças a Deus um grande amigo), começou a me colocar uma pulga atrás da orelha dizendo que eu era surda...
Não levei tão a sério mas acabei me rendendo aos exames de audição.
Descobri para a minha surpresa de que havia perdido parte da audição bilateralmente. Na verdade trata-se de uma doença hereditária mas que tenho numa forma bem mais agressiva que minha querida mãe, de quem a herdei. Qualquer pessoa pode nascer "normal" e adquirir um problema ou deficiência ao longo da vida, certo?

Por vergonha me recusei a utilizar um aparelho e vivi mais alguns anos tentando superar todos os obstáculos que aparecessem, inclusive uma entrevista com o Diretor da minha ex-empresa para minha promoção.
Na ocasião ele me entrevistou por cerca de 40 minutos e eu mal conseguia ouvir suas perguntas (DE VERDADE, sem exagero algum!)...costumo contar essa estória e a galera morre de rir com toda a encenação.
Felizmente acabei sendo promovida, ou seja, não sei bem quais foram as perguntas, mas acabei respondendo o que ele gostaria de ouvir!!
Em setembro de 2009 comecei um outro curso e senti ainda mais dificuldade em ouvir as aulas na íntegra e aí, corri para fazer uma prótese auditiva.
Acabou (ou quase) a vergonha e melhorei muito a minha qualidade de vida.

Por isso, deixo aqui meu depoimento (um conselho mesmo):
F...o que as pessoas vão dizer, faça sempre aquilo que for melhor para sua vida!

Quantas piadas eu perdi? Quantas músicas deixei de ouvir?
Quantos maravilhosos sons e ruídos eu não pude perceber nesses anos, escondendo o meu problema?
Passei por desatenta, mal educada e sei lá mais o quê.

Como se todas as pessoas não tivessem problemas também...
Vergonha de quê? Vergonha pra quê?
Afinal, alguém paga as suas contas???



bjos sempre, Vivi.

3 comentários:

  1. Testemunho de vida!!!
    Olha pelo lado bom, agora você já pode concorrer a vaga de deficiente kkkkkkkkkk
    Cruzes humor negro
    Foi mal
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Oi,Vivi!
    Realmente não sabia disso e acho que vc gostaria de conhecer este blog que sigo:http://cronicasdasurdez.com/
    Muito legal! Me interesso porque minha mãe tem perda auditiva tb.
    Um grande beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sei bem como é se passar por desatenta, afinal eu também já deixei o seu ex-chefe me chamando e eu literalmente andando para ele. Simplesmente não ouvi quando me chamou! rsrsrs
    Affffffff essa genética....

    ResponderExcluir