sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MInha árvore genealógica

Oi!!


Tenho (como vocês já sabem) uma curiosidade natural pelas coisas que desconheço!
Sempre tive vontade de conhecer mais sobre a minha família. Não o meu núcleo familiar, pois esse é bem mais fácil, mas de onde vieram os familiares que eu conheci.


Vou tentar montar a minha árvore genealógica!!
Estou empolgada! acho que deve ser difícil mas com a ajuda da família e quem sabe da própria Internet, acho que conseguirei...
Afinal, fazer uma árvore de família pode ser uma ótima experiência de aprendizagem, e sempre é uma boa maneira de descobrir mais sobre nossas origens e história familiar.



Á rvore genealógica é um histórico de certa parte dos ancestrais de uma pessoa ou família. Mais especificamente, trata-se de uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre indivíduos, trazendo seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento, fotos e falecimento.


Uma árvore genealógica também pode representar o sentido inverso, ou seja, de um ancestral comum sendo a raiz da árvore até todos seus descendentes colocados nas suas inúmeras ramificações.


O uso destas se faz para prova de ancestralidade, o indivíduo que constrói árvores genealógicas, quando da própria família é denominado probandus ou de cujus. É também usada na medicina, para estudo de doenças de cunho genético, tais como adicção, gota, diabetes, etc. No caso especifico da representação dos descendentes diretos próximos é denominado pedigree. ou linhagem, sendo que pedigree, tem por vezes denotações pejorativas.


"Árvores de família podem ser simples ou muito intrincadas, dependendo de quanto tempo você pretende despender nesta atividade e do quanto as informações estão prontamente disponíveis. Se você trabalhar seriamente e buscar em todas as direções pelas ligações necessárias em sua árvore genealógica, isto irá expor todos os tipos de fatos maravilhosos e interessantes sobre os seus antepassados.




Apesar de existirem muito poucas ferramentas online que permitirão que você crie uma árvore genealógica, criar uma manualmente é de longe o método mais divertido e satisfatório.
Aqui estão algumas dicas para começar.


1. Comece sua árvore genealógica com um grande pedaço de papel ou cartolina. Desenhe uma linha para o "tronco" da árvore começando da parte inferior do papel, e escreva seu nome verticalmente acima da linha. É onde você vai começar. Você também pode criar sua árvore da esquerda para a direita, se isto torna as coisas mais fáceis para você fazer o diagrama.




2. Desenhe duas linhas paralelas ramificando-se a partir da sua; desenhe etiquetas nestas linhas, com os nomes dos seus pais. Adicione seus irmãos, se tiver, abaixo ou ao lado de seu próprio nome, ilustrando que seus pais também são os pais de seus irmãos e irmãs.


3. Continue adicionando ramos a sua árvore, desenhando linhas paralelas para cada conjunto de pais e adicionando os nomes dos pais destes. Continue até você não conseguir mais retornar no tempo. Lembre-se de acrescentar os irmãos ao longo do caminho, da mesma maneira que acrescentou os seus próprios.


4. Em todos os lugares onde for possível, acrescente as datas de nascimento e morte para cada nome em sua árvore. Isto adiciona uma sensação de história real a sua árvore genealógica, e permite a você ter um sentimento de exatamente até onde foi capaz de retornar no tempo.


5. Quando esgotar os nomes que você sabe de cór, você vai ter de começar a pesquisar para preencher os espaços em branco. Comece por perguntar a seus pais, avós e familiares mais velhos quais nomes eles conseguem lembrar. É muito importante saber os sobrenomes e, se possível, onde essas pessoas viveram.


6. Se você tem uma idéia do local que seus antepassados chamaram de lar, pode tentar trabalhar online e pesquisar para obter mais alguns nomes. Tente os registros de nascimento e morte, bases de dados pesquisáveis de bibliotecas, jornais locais, e bancos de seguro social.


7. Se você chegar a um beco sem saída em sua pesquisa, há uma série de serviços on-line e em organizações históricas locais que podem ajudá-lo a sair desta situação. Muitos destes serviços cobram uma taxa pela sua assistência, então pesquise um pouco para descobrir qual é a que melhor atende às suas necessidades e orçamento.


8. Depois de ter sua árvore esboçada tão longe quanto gostaria de alcançar, você poderá desenhá-la em papel de boa qualidade e colocar em uma moldura para mostrar como uma orgulhosa memória da sua história familiar.


Fazer uma árvore genealógica, juntamente com os filhos, pode ser uma experiência muito gratificante. Faça-os participarem tanto quanto possível, especialmente quando conversar com os parentes mais velhos sobre sua família e sua história. As crianças adoram a conhecer como era a vida dos' velhos tempos', e falar sobre parentes perdidos há muito tempo será gratificante para todos os envolvidos.




Aprender sobre genealogia abre as portas para uma rica história. De uma perspectiva pragmática, também pode lhe fornecer um enriquecido histórico médico que remonta a várias gerações.


Há muitos lugares onde se pode visitar para fazer uma pesquisa genealógica e desenvolver a sua árvore genealógica. O artigo seguinte é uma guia você pode usar em sua busca.


Entre em websites de genealogia. A Internet tem dado um suporte para genealogistas que investigam as suas famílias em bases de dados mundiais. Um dos maiores sites deste tipo é o genealogy.com.
Você pode inserir o seu nome de família e pesquisar os seus familiares, criar e salvar sua própria árvore genealógica, ou mesmo entrar em contato com outras pessoas que estão pesquisando a mesma família e colaborar compartilhando informações e recursos. No entanto, a maioria desses serviços custa dinheiro. Além de fazer a sua árvore genealógica, você tem que pagar uma taxa para ter acesso às informações depois da busca inicial. Você pode ver quantos resultados você tem, mas não é possível visualizá-los.


As taxas variam de site para site, apesar que uma adesão anual na genealogy.com é US$ 49,99.
Isto pode parecer muito dinheiro, especialmente se a sua família tem um histórico familiar fragmentado, embora o site praticamente garantir que você irá encontrar algum caminho para começar. No entanto, é possível pesquisar sobre os fóruns, o que é um bom caminho para se conectar à outras pessoas que tenham informações genealógicas pertinentes à sua família.
Pesquise também na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, agora eles estão on-line.
A igreja mórmon oferece o maior banco de dados gratuito de antecedentes familiares na web.
Você ainda pode, naturalmente, visitar os grandes centros genealógicos que são gerenciados pela Igreja em Salt Lake City, ou várias outras cidades de todo o mundo se você prefere realizar pesquisas off-line.

Existem alguns programas para fazer a árvore genealógica muito bons que você pode usar para manter os registros da família. Entre os softwares mais populares estão o Family Tree Maker. Ele permite que você mantenha registros detalhados sobre cada membro de várias famílias que está pesquisando.


Embora o software seja bom para organizar a sua árvore, você deve sempre manter uma cópia em papel em mãos no caso do seu computador estragar ou sofrer outros problemas técnicos que podem apagar as suas informações.


Boa sorte se você também se empolgar com sua história...
Fala sério, não ficou curiosa (o)???
Vou começar a minha nesse final de semana mesmo!!!

bjo sempre, Vivi.

3 comentários:

  1. gostei muito das dicas

    ResponderExcluir
  2. oi

    eu acho o mesmo pois eu TINHA um trabalho de escola e eu li o que vc escreveu li e fiz um resumo a minha nota foi:

    NOTA 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei quando li isso e não sei se na época eu respondi.
      Nunca pensei que poderia realmente ajudar alguém que nem conheço através do blog. Poder te ajudar valeu muito a pena!!!!!
      Abração.

      Excluir