segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Toda a tristeza da perda de um mascote.

Oi!


Hoje um casal de amigos perdeu seu mascote querido, o Eros.
Posso avaliar o tamanho dessa dor.
Só quem compartilha a vida com um animalzinho de estimação, pode compreender.
Digo isso porque tenho uma companheira que fez toda a diferença desde o primeiro momento que entrou nas nossas vidas.

A alegria que esses pequenos mascotes nos trazem é imensa. Só é menor que o amor incondicional que eles nutrem por nós. Amor capaz de conhecer nossos gestos e nossos sentimentos e descobrir como fazer para nos apoiar nos momentos difíceis, já que não podem nos confortar com palavras.
Que Deus os abençõe por isso!!

Não há uma maneira fácil de lidar com essa perda e nem devemos tentar passar por cima do processo natural da tristeza quando a perda acontece.
Ninguém estará sozinho nisso.
Todas as pessoas que alguma vez foram tocadas pela devoção amorosa de um bichinho de estimação sabem qual o tamanho do sentimento que nos une.



O fato é que a ligação entre seres humanos e animais pode ser muito forte. Quando um companheiro animal morre, pode ser apenas tão devastador quanto a morte de um ente querido (humano).
Acreditam frequentemente que você pode simplesmente substituir o cão por um outro, mas isso é inteiramente falso.
O proprietário do cão sente vergonha em lamentar-se pela perda na sua exata proporção, pois acredita que não irão reconhecer seu sofrimento. Mas ele é REAL!

Quem precisa lidar com essa perda, poderia tentar escrever sobre seu companheirinho. Isto pode ajudar muito a diminiur o sofrimento.
Criar um álbum de fotos que inclua histórias sobre as coisas e momentos que você e seu bichinho vivenciaram juntos, também pode ajudar muito. Junte frases que exponham seus sentimentos mesmo que não sejam suas e coloque-as no álbum, ilustrando os bons momentos.

As fotografias gravam e eternizam os momentos especiais, então, tente emoldurar uma das fotos e colocar num lugar onde você possa pacificamente lembrar do seu mascote.

É normal passar por um período de raiva ou tristeza. Essa perda deve ser sentida em toda a sua dor. Algumas pessoas sentem-se assim por vários meses. Abra seu coração e desabafe!

E Ainda:

AJUDAR FINACEIRAMENTE um abrigo de animais, fazendo doações para animais que precisam em nome do seu animalzinho.

MONTAR UM MEMORIAL para o seu bichinho, pelos mesmos motivos pelos quais guardamos a memória de nossos parentes quando eles falecem. Quer você enterre seu bichinho ou guarde suas cinzas em uma urna, reservar tempo para memorizar seu amado bichinho com a família ou amigos ajudará você a enfrentar a perda.

MANTER UM DIÁRIO. Muitas pessoas não se sentem à vontade comunicando verbalmente suas emoções ou demonstrando-as para outros de qualquer forma. Mantenha um diário onde você possa explorar e chegar a termos com seus sentimentos de luto, através da palavra escrita.

AJUDAR AS CRIANÇAS a lidar com essa questão da forma mais clara possível.
Para as crianças, a perda de um bichinho de estimação é muitas vezes o que lhes traz o primeiro sentimento de perda permanente. Todos nós sabemos que a experiência não atenua a dor da perda, e também é verdade que as crianças terão alguns dos mesmos sentimentos dos adultos. Mas a perda é sentida diferentemente por crianças menores; é muito provável que elas se sintam confusas ou com raiva (dos pais, do veterinário ou de si mesmas). É melhor, no entanto, não apoiar-se em uma mentira bem-intencionada como "Margarida fugiu de casa" ou "Tigre foi embora para viver em uma fazenda". Estas explicações podem magoar e confundir ainda mais seu filho, enquanto a criança tenta descobrir se o bichinho optou por abandoná-la ou foi forçado a ir embora. Por fim, seu filho pode encher-se de uma esperança não-realista, insistindo em que seu amado bichinho voltará para casa. Embora vá ser difícil, você não deve esconder o fato de que seu bichinho morreu. Ensine seus filhos sobre esta parte natural da vida.

Os seus sentimentos de luto são um resultado direto e natural do amor que você tem pelo seu bichinho que partiu, então não tente desfazer-se de seu luto.


A medida que você lida com a perda de seu bichinho de estimação, sinta-se confortado pelo fato de que seu amor foi correspondido pelo amor que seu bichinho sentiu por você.
A ligação que vocês construíram juntos não pode ser desfeita pela morte...


E se você não passou por isso, aproveite cada minuto junto ao seu animalzinho companheiro.
Sei como esses momentos são incríveis!
FORÇA nesse momento.

Bjo sempre, Vivi.


Um comentário:

  1. A dor realmente é sem igual. Obrigada pelo apoio, Vivi.
    Um grande beijo, Nathalia, filha do JC.

    ResponderExcluir