terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dancin' Days

Oi!!

Certas nostalgias valem realmente a pena.
Eu era uma menina quando a novela Dancin Days foi exibida, mas consigo lembrar dealguns detalhes e do quanto ela influenciou as pessoas na época!
As músicas então...algumas fazem sucesso até hoje quando tocadas em festas.
As roupas da Julia...as trancinhas no cabelo da Marisa...As meias de lurex com sandálias de salto!!!
Nossa que saudade!

Pra quem curtiu, tenho certeza de que esse post trará boas recordações.
E pra quem não curtiu, só lamento!!!! 
Brincadeirinha...temos aqui um super resumo do que você perdeu.
Se gostar, pode começar a pedir para reprisar no Vale a pena ver de novo!!!

Aliás, bem melhor assistir a Dancin' Days que qualquer outra novela que foi exibida (quase) ontem, não é mesmo???

Dancin' Days foi uma telenovela brasileira, produzida pela Rede Globo de 10 de julho de 1978 a 27 de janeiro de 1979. Era exibida às 20 horas.


A novela foi escrita por Gilberto Braga e dirigida por Daniel Filho, Gonzaga Blota, Dênis Carvalho, Marcos Paulo e José Carlos Pieri, tendo contado com 173 capítulos.

A Trama:
Júlia de Souza Matos é uma ex-presidiária, que ganha liberdade condicional após onze anos de prisão. Ela foi presa por matar acidentalmente seu marido, pai de sua filha, numa briga em que ele estava bêbado, e queria agredí-la, como sempre fazia.

Para se defender, após levar muitos socos dele, ela pega um faca, impulsivamente e o golpeia no coração. Ele cai morto e ela, quando volta a si, desmaia de tanto desepero.

Os vizinhos chamam a polícia, e ela é presa e condenada a regime fechado. Sua filha, com apenas 4 anos, é enviada a um orfanato e meses depois, vai morar com sua milionária tia, irmã de Júlia.

Após sair da cadeia, onde sofreu muito, ela tenta se reaproximar da filha, Marisa de Souza Matos, tendo como principal obstáculo a irmã, Yolanda de Souza Matos Pratini, que criou a menina cercada de luxos e mimos, já que ela teve dois filhos que morreram recém-nascidos, ficou com um grande trauma de ter filhos novamente e viu na sua sobrinha a filha que ela sempre quis ter.

Yolanda é uma socialite que optou por se casar por interesse para subir na vida, sempre teve inveja da irmã, e desde que Júlia foi presa, fez de tudo para afastar Marisa da mãe, já que ela acha que Júlia poderá influenciar negativamente a filha.

Ela queria que Marisa e a irmã trilhassem o mesmo caminho de sucesso, luxo e poder, assim como ela mesma fez.

Júlia, corajosa e determinada, tenta, sem muito sucesso, se restabelecer fora do presídio, tentando arranjar emprego, enquanto faz das tripas coração para ser aceita pela filha, que a trata com hostilidade e indiferença.

Marisa é uma adolescente de temperamento rebelde, não se lembra muito bem do pai e é dominada pela tia, que a criou. Ela é a única que consegue conter o jeito brigão e encrenqueiro de Marisa, assim como a mãe.

Ela tem ódio da mãe por ela ter matado seu pai e não a perdoa por esse ato desumano. Também não perdoa o pai por ter espancado sua mãe sempre, enquanto ele era vivo. Ela cresceu num ambiente onde bebida e violência imperavam. Em meio a tudo isso, Júlia acaba se envolvendo amorosamente com Cacá, um diplomata desiludido com a profissão.

Ela vai morar com ele como sua mulher. Júlia passa discriminação por ser ex-presidiária e sobrevive fazendo "bicos" pelas ruas. Tudo o que ela quer é o amor e o perdão de sua filha.

Ao aproximar-se da filha com outra identidade, ela se disfarça e passa a conviver com a filha como uma garota da idade dela, sendo que Marisa nem desconfia de que a amiga é sua mãe.
Júlia luta para que Marisa, à beira de um casamento precoce, tome decisões maduras perante a vida. Marisa é influenciada pela tia a casar por interesse e aceita, seduzindo o rapaz e engravidando.

No dia do casamento da filha, Júlia revela ser sua mãe e tenta impedir a cerimônia, sabendo que a filha vai sofrer por ter agido impulsivamente, mas não obtém sucesso.

Ela bebe muito na festa e passa a dar escândalos. Ela é o oposto da irmã: sincera, mas brigona e escandalosa. A irmã é falsa, mas chique e discreta.
Marisa morre de vergonha da mãe, e diz que sua tia é sua mãe.

Durante a recepção da festa, acaba por agredir com palavras e pancadas, sem nenhum motivo, completamente embriagada, Franklin, o pai do noivo de Marisa, Beto que irá se casar pois ama Marisa e porque a engravidou e não teria como escapar.

Graças à atitude precipitada de uma convidada, Áurea, de chamar a polícia, Júlia acaba novamente presa, bêbada e gritando muito, para desgosto da filha e condenada a mais seis meses de prisão.

Ela passa a sofrer muito na cadeia e Cacá se separa dela, pois eles brigavam muito.

Ao entrar no camburão, Júlia promete vingança, considerando isso mais uma humilhação por conta da irmã e da filha e diz que as duas são iguais e se merecem. Yolanda abraça a sobrinha que chora muito, pela decadência moral da sua mãe.

Após sair da cadeia, Júlia passa a se tratar e para de beber. Ela conhece um milionário e eles passam a namorar. Após meses sem falar nada a írmã e a filha que ela saiu da cadeia, ela aceita se casar com o milionário Ubirajara, um homem solitário e apaixonado por ela.

Após uma viagem internacional de lua-de-mel e um providencial banho de loja, retorna exuberante, milionária, toda maquiada, com roupas de grife, e com saltos super altos, se trasformando numa mulher chique e poderosa, que ninguém pisará mais.

Ela volta numa limousine cara no dia da inauguração da discoteca Dancin' Days, sob a direção de Hélio, surpreendendo a todos — principalmente a Yolanda e a Marisa —, marcando assim a virada da personagem. Ela chega dançando muito, rebolando ao som alto das músicas modernas. Ela tira o roupão e passa a dançar com roupas curtas em cima das mesas, com um copo de whisky junto.

Mais uma vez Marisa sente vergonha da mãe, quer dá um show de sensualidade. Os homens gritam pedindo mais. Yolanda se choca e diz que a irmã virou prostituta e deu um golpe milionário.

Após um show de sensualidade na pista de dança, nas mesas e balcões, Júlia dá início ao seu plano de vingança: pisar nas pessoas que a fizeram sofrer - Cacá, que, ao reencontrá-la, não teve coragem de se separar da noiva, além de tê-la abandonado na cadeia, a filha, Marisa, que já está sofrendo muito com o casamento com Beto, além de ter perdido a criança e sofrer humilhações e constantes traições dele, ela percebe que só sua mãe a quis bem, e que a tia é falsa e só pensa em si mesma; e Yolanda, que se encontra separada de Horácio após traições dele e ela está totalmente falida, sofrendo na pobreza e pagando pelas maldades que fez.

Júlia se torna uma mulher admirada por todos, assumindo a mesma postura fútil que marcava a personalidade da irmã, humilhando-a diante da sociedade.

Marisa separa-se de Beto e passa a morar com a mãe, e com o marido dela.

Após anos de uma convivência meio complicada mas feliz com a mãe, ela encontra um verdadeiro amor, engravida anos depois e se casa dando felicidade a mãe.

Yolanda passa a viver na pobreza, morando num asilo, esquecida por todos. Ela entra em depressão e passa humilhações e agressões no asilo, pagando por toda sua inveja, falsidade e maldade.

Júlia fica milionária, vivendo uma vida luxuosa ao lado de Ubiratan, sendo muito chique e respeitada. Ela engravida de Ubiratan e nasce um lindo menino. Ela vira avó anos depois e passa a amar muito sua netinha.

Elenco Principal:
Sônia Braga - Júlia de Souza Matos
Antônio Fagundes- Cacá (Carlos Eduardo Amaral Cardoso)
Joana Fomm- Yolanda de Souza Matos Pratini
José Lewgoy- Horácio Pratini
Ary Fontoura- Ubirajara Martins Franco
Lauro Corona- Beto (Paulo Roberto Amaral Cardoso)
Glória Pires- Marisa de Souza Matos
Reginaldo Faria- Hélio

Trilha sonora nacional:
1. "João E Maria" - Nara Leão - partic. esp. Chico Buarque
2. "Amante Amado" - Jorge Ben
3. "Antes Que Aconteça" - Marília Barbosa
4. "Guria" - Luiz Wagner
5. "Dancin' Days" - As Frenéticas
6. "Hora De União (Samba Soul)" - Lady Zu e Totó Mugabe
7. "Amanhã" - Guilherme Arantes
8. "Agora É Moda" - Rita Lee
9. "Kitche Zona Sul"- Ronaldo Resedá
10. "Solitude" (Solitude) - Gal Costa
11. "Copacabana" - Dick Farney

Trilha sonora internacional:
1. "Dancin' Days Medley (Night Fever / Stayin' Alive / You Should Be Dancing / Nights On Broadway / Jive Talking / Lonely Days, Lonely Nights / If I Can't Have You / Every Night Fever)" - Harmony Cats
2. "Three Times a Lady" - The Commodores
3. "Scotch Machine" - Voyage
4. "The Wages Of Sin" - Santa Esmeralda
5. "You Light Up My Life" - Debby Boone
6. "The Grand Tour" - Grand Tour
7. "I Loved You" - Freddy Cole
8. "Macho Man" - Village People
9. "Follow You, Follow Me" - Genesis
10. "Gypsy Lady" - Linda Clifford
11. "Blue Street" - Blood, Sweat and Tears
12. "Rio de Janeiro" - Gary Criss
13. "Rivers Of Babylon" - Boney M.
14. "Automatic Lover" - Dee D. Jackson

Lançada em 1978, “Dancin’ Days”, transformou em hit não só sua música-tema, interpretada pelas Frenéticas , mas toda a atmosfera vibrante e colorida que foi escrita por Gilberto Braga .

A estréia solo do autor á frente de uma trama das 20h. Do cabelo à maquiagem, passando pelo figurino "discotheque", a inesquecível personagem Júlia Mattos, encarnada por Sônia Braga , lançava moda a cada capítulo.

Maior símbolo dos “dias dançantes”, as meias ultracoloridas de lurex usadas com sandálias de salto alto foram febre nas pistas. Nas capitais como Rio e São Paulo e no interior país, virou mania sair para dançar disco music. A nova onda motivou a abertura de discotecas que se tornaram palco para o público balançar ao som das músicas que ouviam em “Dancin’ Days”. A própria novela foi inspirada na boate de mesmo nome comandada por Nelson Motta no bairro da Gávea, que virou point de badalação no Rio no final dos anos 70.

Além de emplacar a moda colorida e brilhante, a novela influenciou o comportamento do público, que se deparou na tela com temas típicos da classe média da época, como casamentos sem perspectiva e mulheres que tentavam defender seu espaço.

Curiosidades:
• Para o título da novela, o autor pegou o nome emprestado da famosa boate de Nelson Motta, a 'Frenetic Dancing Days Discothèque.
• Gilberto Braga havia pensando em Betty Faria para o papel de Júlia Matos, mas Betty estava prestes a estrear o programa musical Brasil Pandeiro. E para o papel de Hélio, Gilberto havia pensando no próprio diretor Daniel Filho.
• Às vésperas da estréia, várias cenas tiveram de ser regravadas com Joana Fomm substituindo Norma Benguell, no papel de Yolanda Patrini. Joana acabou se tornando um dos maiores destaques da novela.
• Daniel Filho dirigiu a novela até o capítulo 26, passando a ser supervisor e passando a direção para Gonzaga Blota.Mais tarde, Blota seria substituído por Denis Carvalho e outros, para trabalhar na novela sucessora, Pai Herói.
• Dancin Days foi tema de uma reportagem na revista norte-americana Newsweek, destacando a influência que exercera sob os hábitos de consumo do público.
• Sônia comentou como conseguiu o papel de Júlia Mattos: "Eu fiz o teste para o papel. Eu tinha 28 anos e a Júlia começava trintona, após 11 anos na cadeia e uma filha adolescente de 15, além de ter um passado barra pesada. Por isso achei que não daria conta do recado".
• Sônia falou ainda da frase que insistiu para que Gilberto Braga fizesse sua personagem falar: "A porta da rua é a serventia da casa! Ponha-se daqui pra fora!". Gilberto resistiu, disse que não podia pôr a mocinha dizendo uma frase destas. Porém, um dia veio a surpresa: em uma visita de Yolanda, Júlia disse "A porta da rua é a serventia da casa! Ponha-se daqui pra fora!".
• Estréia em novelas de Lauro Corona e Sura Berditchevsky.
• Primeiro papel de destaque de Glória Pires, com excelente atuação na pele da rebelde Marisa.
• Lídia Brondi acabou se tornando, alguns anos depois, "a ninfeta mais cobiçada dos anos 80".
• Os futuros atores Eri Johnson e Cláudia Ohana participaram como figurantes na abertura.
• A abertura foi feita com materiais simples: fotos tiradas em um estúdio como se fosse uma discoteca. Os créditos aparecerem de forma colorida, lembrando letreiros de casas noturnas.
• A trilha sonora nacional foi relançada no formato CD em 2001 após o processo de remasterização, fez parte de um Pack denominado 'Vale A Pena Ouvir de Novo', onde continham álbuns de 20 novelas dos anos 70 e 80.
• A novela foi reapresentada entre outubro e dezembro de 1982, às 22 horas; e também num compacto de uma hora e meia em 18/02/80, como atração do Especial Quinze Anos, apresentado por Glória Pires.
• O tema da novela foi sugerido pela autora Janete Clair para Gilberto Braga, depois que ela assistiu a um Globo Repórter sobre a vida de mulheres numa penitenciária.
• Dancin’ Days também foi inspirada em Os Embalos de Sábado à Noite, com John Travolta. O filme levou seis milhões de espectadores ao cinema e impulsionou o sucesso das discotecas na década de 1970.
• A história de Dancin’ Days mobilizou milhares de telespectadores em todo o Brasil. A novela, além de lançar modismos, acabou promovendo alguns produtos como águas de colônia, sandálias de salto fino e a boneca Pepa, companheira da personagem Carminha. A fábrica chegou a vender 400 mil unidades do brinquedo.
• Os telespectadores freqüentemente confundiam com a realidade o que viam nos capítulos de Dancin’ Days. Joana Fomm recebia quase diariamente insultos e até propostas indecorosas por telefone, por conta das maldades de sua personagem, Yolanda. Em entrevista na época, Gilberto Braga confessou que até sua cozinheira havia batido o telefone na cara da atriz. “Ela possui um arsenal de informações que teoricamente a impediriam de fazer essa confusão. Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo.”, contou o autor. “No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: ‘Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesmo.’”


Não se fazem mais novelas como essa!!!!!!

Bjo sempre, Vivi.

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