Oi!
Hoje resolvi levantar informações e aprender mais sobre a Lua!
Afinal, há quem acredite que as fases da lua influenciam nosso estado de espírito e até mesmo podem ajudar ou atrapalhar decisões importantes...
A Lua (do latim Luna)
É o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta.
Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar. A Lua terráquea não é a maior de todo o Sistema Solar, mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta, com mais de 1/4 do tamanho da Terra.
É o único corpo celeste visitado por seres humanos e onde a NASA pretende implantar bases permanentes.
A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões com meteoritos.
É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor.
A Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.
AS FASES CRESCENTE, CHEIA, MINGUANTE E NOVA não duram uma semana, como sugerem alguns calendários. Na verdade elas acontecem apenas num certo dia do mês e em instantes críticos que correspondem a situações geométricas muito bem definidas na posição relativa entre Sol, Terra e Lua.
No caso dos “quatros” (crescente e minguante), um observador vê a metade do disco lunar iluminado. Ou, em outras palavras, a metade do hemisfério lunar voltado para a Terra – o que por sua vez corresponde a 1/4 da superfície lunar iluminada, daí o termo.
Quando é Lua Cheia vemos o disco lunar 100% iluminado. Quando é Lua Nova não a vemos, pois não há luz solar refletida (0% de iluminação). Nos demais dias do mês a Lua não é cheia e nem nova. Ela pode estar crescendo ou minguando, mas enquanto não chegar o momento, ainda não será quarto-crescente nem quarto-minguante.
LUA CRESCENTE
Período favorável para começar algo novo, fazer cursos de aperfeiçoamento, viagens, escrever, fazer empreendimentos, lançar produtos novos, exercitar atividades físicas intensas, e reciclar projetos e conceitos. Indicado também para tratamentos de acupuntura e para corte dos cabelos com vistas a ativar o seu crescimento. Nessa fase é desaconselhável iniciar regimes alimentares.
LUA CHEIA
Bom momento para resolver problemas familiares e amorosos e para reciclagem de emprego ou de residência. Favorável também para mostrar suas idéias e se empenhar em coisas difíceis. Especialmente indicado ainda para fazer pedidos muito desejados e exercícios do poder sobrenatural. Deve-se tomar cuidado com o que se diz, pois nesse período nada ficará em segredo ou a salvo de inúmeros comentários. Indicado para cortar o cabelo com vistas a ganhar mais volume e também para colheita de plantas medicinais e de frutas. Desaconselhável para a realização de cirurgias abertas.
LUA NOVA
Agora chegou o momento de juntar forças e de trabalhar em grupo, de fazer pesquisas, de se organizar e de tomar decisões afetivas ou de trabalho. Fase ideal para meditar e para realizar algum projeto pendente. É tempo de se organizar e de traçar estratégias e planos de ação, mas o momento ainda não é propício para divulgação das suas novas idéias. Essa fase é ideal para reflexos, tinturas e permanente nos seus cabelos.
LUA MINGUANTE
Nessa fase aproveite para se livrar daquilo que não precisa mais, para fazer faxina doméstica, para finalizar tarefas começadas, para resolver assuntos pendentes e para estar com os seus filhos e demais familiares. Tratamentos de saúde e cirurgias pendentes devem ser feitas agora, bem como cortes de cabelo para que se fortaleçam e fiquem mais resistentes à queda. Não se deve fazer acupuntura nessa fase da lua.
Ainda que companheira da Terra, a Lua contem numerosos mistérios, e a sua origem é ainda desconhecida. Pensa-se que tem cerca da mesma idade que a Terra, ou seja cerca de 4,6 mil milhões de anos. O seu poder ja era conhecido das culturas antigas. Descrita como à que tira e devolve a vida, e numerosas lendas relativas à criação têm a ver com os poderes complementares do Sol e a Lua.
Os homens chegaram a Lua pela primeira vez em 1969; quase sem atmosfera e sem água, o nosso satélite não pode ocultar a vida - pelo menos sob a forma que conhecemos.
Algumas pessoas (entre as quais Franz Bardon e os seus discípulos) pensam que a Lua e a Terra eram anteriormente um só e mesmo planeta. Existe uma terceira hipótese segundo a qual os dois planetas teriam sido formados juntos a partir de poeiras espaciais e de gases cósmicos.
Lendas:
Devido ao seu ciclo regenerativo, a Lua passava anteriormente por imortal: acreditava-se em muitas culturas que era para lá que as almas iam após a morte. Podia trazer chuvas benéficas ou provocar tempestades e desperdiçar as colheitas, também julgavam-na imprevisível e potencialmente perigosa. Atribuiam-na às Deusas lunares devido aos seus poderes ao mesmo tempo destrutivos e criadores.
Os espelhos estão muito presentes no folclore lunar devido ao seu poder de refletir e aparece há muito tempo nas magias de divinação. Na Grã-Bretanha, no século XIX, é conhecido que as jovens usavam um espelho nas noites de lua cheia para verem que homem seria o seu noivo. Dois milenios antes já a sábia Thessalie tinha ensinado a Pythagoras a advinhação pelo espelho e as sacerdotisas e óraculos das antigas civilizações usavam o reflexo da lua na água para a advnhação.
A Lua provavelmente foi formada junto com a Terra o que justifica a semelhança na composição química delas. A diferença entre as rochas da Lua e as da Terra é que as rochas da Terra sofreram modificações por causa da chuva e do contato com o ar (atmosfera), como na Lua não tem ar nem chuva, as rochas de lá estão mais “conservadas”.
Quando observamos a Lua, aqui da Terra, vemos que existem partes mais claras e outras mais escuras, as partes mais claras são formadas por rochas mais antigas e as partes mais escuras são formadas por lava vulcânica solidificada que cobriram crateras e bacias. As partes mais escuras foram confundidas com mares por Galileu em 1610. Nestas partes quase não são observadas crateras.
É a velocidade que mantém a Lua em sua órbita, impedindo-a de cair sobre a Terra. A Terra atrai a Lua, mas esta desenvolve velocidade suficiente para manter-se em órbita.
O Sol tem luz própria assim como todas as estrelas, os planetas não tem luz própria e são iluminados pelo Sol, a Lua é como um planeta e também é iluminada por ele. A Lua reflete a luz do Sol e é por isso que a vemos brilhar à noite.
O astronauta norte-americano Neil Armstrong, no dia 20 de julho de 1969, foi o 1º homem a pisar na lua, depois de uma viagem de quatro dias a bordo da nave espacial Apolo 11. Sua frase, ao pisar na Lua, entrou para história: “Foi um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco passo para humanidade”.
CURIOSIDADES:
Ao longo da história da humanidade, a lua cheia sempre esteve relacionada aos desequilíbrios emocionais, ao comportamento violento e à loucura. Não é a toa que a lua cheia é a lua dos amantes apaixonados, dos assassinos seriais, dos lobisomens e de diversas criaturas do folclore nacional. Acredita-se que, durante a lua cheia, aumentem o número de crimes violentos, de suicídios e das internações nos hospícios. A lua cheia também é relacionada à fertilidade e não é incomum que enfermeiras e médicos acreditem que mais mulheres dão à luz na lua cheia. No campo, muitos agricultores consultam a Lua antes de plantar ou podar, assim como nos salões de beleza muita gente faz o mesmo na hora de cortar o cabelo. Mas será que estes mitos lunares resistem aos dados da ciência?
De onde vêm os mitos lunares?
Praticamente todos os mitos relacionados à Lua vêm de uma falácia, ou seja, de uma associação lógica que parece verdadeira, mas não é. Todo mundo sabe que a Lua afeta as marés; ora, se nosso corpo é constituído em sua maior parte de água, ele não poderia também ser influenciado pela Lua, manifestando uma espécie de "maré corporal"?
PARA ESSA SEMANA...
Todo cuidado com comunicação e mal entendidos!!
Essa semana com a lua em gêmeos encerra seu ciclo entrando em fase minguante. Como sempre, nesta fase não devemos começar nada, apenas fazer um balanço dos acontecimentos que tiveram inicio há três semanas.
Envolvendo um Mercúrio retrógrado no signo de virgem, o melhor que temos a fazer nos próximos dias é evitar discussões; investigar a correspondência, pois há possibilidade de extravio; verificar o envio de emails, certificando-se que chegou ao destino certo; e munir-se de toda paciência do mundo caso o computador decida dar problemas no momento do envio de um trabalho que estivemos envolvidos durante dias. Portanto, o conselho é: cuidado com toda espécie de comunicação e mal entendidos.
Os geminianos e virginianos principalmente devem prestar atenção a esses detalhes. Para os virginianos os mal entendidos podem acontecer no meio familiar, o que pode levar a discussões absolutamente desnecessárias.
Para os outros signos o conselho é o mesmo: paciência, respirar 20 vezes antes de tomar uma atitude intempestiva diante da impotência e aceitação dos dias mais chatinhos que podemos enfrentar.
Nada de extraordinário deve acontecer, portanto, apenas façam o que deve ser feito, munidos de tolerância para pequenos e transitórios problemas.
Numa noite de Lua cheia, experiemente ficar diante dela observando-a.
É lindo! É misterioso! É divino!
Existe algo maior que tudo e todos!
Nós não podemos mesmo estar sozinhos...
bjo sempre, Vivi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário