Oi!!
Me lembro com bastante clareza de algumas das minhas festinhas de aniversário.
Aquelas que fazíamos em casa mesmo, geralmente com a mesa do bolo na sala...e como a casa parecia grande!!
Cabiam todos os amiguinhos e a família. A gente se divertia muito desde os preparativos que começavam no dia anterior até o dia seguinte abrindo os presentes!!
Hoje tudo é mais planejado, geralmente com muito dinheiro, em casa de festa...os presentes não são dados mais nas mãos das crianças...
Parece que definitivamente algumas recordações (boas recordações) ficaram no passado.
É uma pena, porque era realmente uma delícia!!!
Há um certo movimento para dar uma nova roupagem a esse tipo de evento familiar e retomar um tipo de comemoração que serve inclusive para formar a personalidade e o caráter de uma criança.
Considero essa retomada super interessante.
Vale tentar fazer uma retorno às tradições de algumas décadas atrás: a festinha em casa – seja no seu quintal, na casa da avó ou de outro parente ou até no salão de festas do prédio.
É uma delícia lembrar esse passado em que as pessoas se recebiam em casa, numa época em todo mundo enrolava brigadeiro, enchia bola de gás. Uma sensação total de aconchego e alegria.
Apesar de serem algo mais trabalhosas, as festas feitas em casa oferecem inúmeras vantagens para mães e filhos. A principal delas, é a liberdade: “Uma festa em casa você faz com a sua cara, não é obrigado a escolher nada que não quer, nem do que não gosta”.
Existe um livro "Almanaque das Festas Instantâneas" (Editora Memória Visual), que mostra e fala que as festas em casa têm um “clima intimista” que é importante para as crianças.
O preço é outra vantagem. Geralmente as festas em casa chegam a sair pela metade do valor que se gasta com uma comemoração em um buffet.
Criatividade e participação
E essa é a principal arma que a mãe tem quando faz uma festa em casa: a criatividade. “Um guardanapo de palhaço, por exemplo, pode virar um convite, um enfeite de mesa". Festas domésticas são perfeitas para trazer de volta docinhos mais antigos, como o bolo gelado – aquele, embrulhado com papel alumínio, se lembra? – e gelatininhas coloridas.
Outro fator que contribui para a organização da comemoração em casa é a participação das crianças no preparo da festa: preparar e enviar os convites uma semana antes, criar as lembrancinhas e enrolar doces na véspera. “É uma forma de aproximar a mãe das crianças. Sem contar que esses pequenos momentos fazem com que a festa não dure só um dia.
No final das contas, as organizadoras concordam: a criança a dona da festa – e nada mais justo para a celebração e para o aniversariante que ela participe, opine e colabore. “Hoje muitas pessoas dão mais valor ao que os outros vão achar da festa, ao tamanho do buffet, quando o que importa mesmo é mostrar para o filho, dono da festa, que estar junto com os queridos e celebrar é mais importante do que a grandiosidade do cenário ou a quantidade de presentes”.
5 dicas práticas para fazer uma festa na sua casa de maneira tranquila e criativa:
1. Atente à disposição das mesas. É melhor que as mesas de bebidas fiquem perto da geladeira, tornando mais fácil a reposição. É mais confortável para os convidados que cada um sirva a sua bebida.
2. Calcule cadeiras e sofás. “Se a festa for para 50 pessoas, é bom que 30 bumbuns sentem.
3. Tenha sempre um Plano B. Se a festa for ao ar livre, é sempre melhor trabalhar com possibilidade de chuva e deixar esquematizada uma cobertura ou um local alternativo para a comemoração.
4. Envolva as crianças nos preparativos. Além de darem as ideias de tema e decoração, as crianças podem ajudar na confecção e entrega de convites e na cozinha. “Meninas e meninos podem se divertir preparando os bolinhos e sanduíches que irão comer depois.
5. Solte a criatividade. Um papel para embrulhar balinhas pode virar enfeite de mesa e papel crepom pode ser usado como toalha nas mesas menores. “O importante é não se engessar. Dê asas à sua imaginação, seja na decoração ou na comida. Que tal cupcakes na mesa principal? “Coloca-se uma velinha sobre cada bolinho e a hora do parabéns vira uma festa coletiva e deliciosa para as crianças.
Agora um checklist para não esquecer nenhum detalhe...
1.Escolha o tema e decida o estilo da festa (formal ou informal);
2.Decida como irão ser servidas as comidas; em buffet, cocktail ou nas mesas;
3.Escolha o local
4.Criar uma lista de convidados;
5.Compre o material a ser usado na festa;
6.Envie os convites com uma data ou telefone convidado ( Não esquecer de colocar nos convites o tema, a data, hora de início e fim, local e qualquer outra especificação necessária);
7.EScolher o cardápio e fazer a lista de compras;
8.Escreva uma programação para a preparação das refeições, anotando o que tem que ser feito antes e o que precisa ser preparado no dia do evento;
9.Contrate ou alugue os equipamentos de que precisará, como cadeiras, mesas, telão, etc;
10.Compre refrigerantes, vinhos, sucos e outras bebidas;
11.Decida qual a música apropriada e pegue todo o equipamento necessário
12.Planeje as atividades e entretenimento, apropriadamente para a festa. Se for festa infantil, crie uma programação;
13.Compre ou faça os arranjos (se forem artificiais).
14.Decida o que vai vestir. Prove a roupa para ter certeza que serve. Faça os ajustes necessários;
15.Encomende o bolo e arranje para que ele seja pego ou entregue antes da festa;
16.Compre os alimentos que não necessitam de preparo ou que possam ser preparados ou congelados até o evento;
17.Separe a câmera fotográfica, ou de vídeo e se certifique que há bastante bateria / filme.
18.Vá ao mercado;
19.Limpe a casa;
20.Dê polimento nos pratos e utensílios que serão usados para servir;
21.Prepare as receitas que devem ser feitas com antecedência e as ponha na geladeira ou freezer;
22.Tenha um kit de primeiros socorros preparado para qualquer emergência.
23.Organize a área das bebidas;
24.Selecione as músicas;
25.Decore o local da festa. Se for ao ar livre, decore apenas no dia do evento;
26.Deixe as peças para servir à mão;
27.Arrume o local (mesas e cadeiras);
28.Coordene arranjo de última hora;
29.Descongele os alimentos preparados anteriormente;
30.Compre gelo se você tiver como armazenar em seu freezer.
31.Faça as últimas receitas;
32.Compre gelo, flores e outras coisas perecíveis;
33.Prepare as atividades e prêmios;
34.Dê uma checada final;
35.Se permita duas horas antes de seus convidados chegarem para respirar e se cuidar;
36.Se arrume;
37.Espere pela chegada;
38.Se divirta!;
OBS: Não se esquela de deixar com que a criança participe o máximo que puder!!!
Ai que saudade!!!!
bjo sempre, Vivi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário