terça-feira, 12 de julho de 2011

Dalai Lama, o 14º.

Oi!


Como é a vida do Dalai Lama? Aliás, o que é o Dalai Lama?

Segundo a tradição do Tibet, os dalai lama são reconhecidos como a reencarnação do príncipe Chenrezig, o Avalokitesvara, o portador do lótus branco, que representa a compaixão.
Sua Santidade, o Dalai Lama, é o líder temporal e espiritual do povo do Tibet.
O Dalai Lama é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.

Na história do Tibete, religião e política se tornaram uma coisa só, resultaram em um estado teocrático, ou seja, em um país governado por um líder religioso, representante da divindade no plano terreno. Na verdade, porém, este governante é um monge e um lama – que significa guru, mestre, aquele que orienta seus aprendizes. Este orientador espiritual é aceito por todas as escolas budistas, principalmente pela escola Gelug.

A palavra Dalai significa ‘oceano’ em mongol, e muitas vezes referem-se a este líder como ‘Oceano de Sabedoria’, especialmente a partir do terceiro Dalai Lama, Altan Khan, que foi designado dessa forma pelo governo da Mongólia, título transmitido agora para todos os seus sucessores.

Estes mestres são considerados a manifestação física de Avalokiteshvara, o ‘Bodhisattva da Compaixão’ – entidade de alta sabedoria que tem como objetivo tornar as pessoas melhores, auxiliar em seu aprimoramento.

Na língua tibetana este ser é conhecido como Chenrezig. Já a expressão tibetana para Dalai Lama é Gyawa Rinpoche, ‘grande protetor’, ou Yeshe Norbu, a ‘grande jóia’, a única autoridade religiosa que pode, além do papa, ser nomeado como Sua Santidade. . Quando cada um destes mestres morre, os monges realizam uma pesquisa exaustiva para descobrir a identidade com a qual ele renasceu.

Quando o 13º Dalai falaeceu, um grupo foi conduzido por um número de sinais até a casa da família de Lhamo Thondup, o atual Dalai Lama.
Um destes sinais relacionou-se ao fato do corpo embalsamado de seu precedente, quando após sua morte foi descoberto que sua cabeça girou da direção sul para o nordeste.


Logo em seguida o Regente, um Lama idoso, teve uma visão que levou a todos às proximidades da casa da familia.... Parece até meio louco, mas a crença é maior que tudo e se explica sozinha!

Olhando nas águas do lago sagrado Lhamo Lhatso, no sul do Tibet, viu claramente as letras tibetanas Ah, Ka e Ma flutuando. Estas foram seguidas pela imagem de um monastério de três andares com um telhado turquesa e dourado e um caminho que levava a um monte. Finalmente, ele viu uma casa pequena com uma sarjeta de forma estranha. Ele tinha certeza de que a letra Ah se referia a Amdo, a província do nordeste, então foi para lá que o grupo de busca foi enviado.

Ao alcançarem Kumbum, os membros do grupo de busca sentiram que estavam na trilha certa. Parecia provável que se a letra Ah se referia a Amdo, então o Ka deveria indicar o monastério em Kumbum, que certamente tinha três andares e um telhado turquesa. Agora eles só deveriam encontrar um monte e uma casa com uma sarjeta peculiar.

Assim começaram a procurar nas vilas vizinhas. Quando avistaram os galhos retorcidos de madeira do junípero no telhado da casa dos pais de Sua Santidade, estavam certos de que o novo Dalai Lama não estaria tão distante.

Ao invés de revelar a finalidade de sua visita, o grupo somente pediu para permanecer durante a noite. O líder do grupo, Kewtsang Rinpoche, então fingiu ser um empregado e passou a maior parte da noite observando e brincando com a criança mais nova da casa.

A criança o reconheceu e chamou "Lama do Sera, Lama do Sera." Sera era o monastério de Kewtsang Rinpoche. No dia seguinte eles foram embora para retornar somente alguns dias mais tarde como uma comitiva formal.

Desta vez levaram um número de coisas que pertenceram ao décimo terceiro Dalai Lama, junto com diversos artigos parecidos que não pertenciam a ele. Em todos os casos a criança identificou corretamente os pertences do décimo terceiro Dalai Lama dizendo, "É meu. É meu." Isto mais ou menos convenceu o grupo de busca que tinham encontrado a nova encarnação. Não demorou muito para que o menino de Taktser fosse reconhecido como o novo Dalai Lama.

Lhamo Thondup, o 14º Dalai Lama, nasceu numa família de camponeses. Aos dois anos foi reconhecido como sendo a reencarnação do 13º Dalai Lama, que o precedeu, segundo a tradição tibetana.




Iniciou seus estudos aos seis anos. Mudou-se para Lhasa, a capital do Tibet, passando a residir no Palácio de Potala, onde iniciou um longo preparo para sua missão. Em Lhasa realizou seus estudos preparatórios de história e filosofia e tornou-se líder espiritual do Tibet.

Com a invasão do Tibet pela China, em 1950, o Dalai Lama tornou-se chefe de Estado, passando a liderar as negociações pela soberania do Tibet.

Aos 24 fez seus exames preliminares nas três universidades monásticas: Drepung, Sera e Gandre. No ano seguinte concluiu o doutorado em filosofia budista.

Ao contrário de seus predecessores, o Dalai Lama estabeleceu contato com dirigentes e líderes religiosos de todos o mundo. Após uma fracassada rebelião nacionalista, em 1959, o Dalai Lama fugiu para o exílio, na Índia. Foi seguido por 80 mil tibetanos.

A partir de 1960, o Dalai Lama passou a residir na cidade de Dharamsala, na Índia, que se tornou a sede do Governo Tibetano no Exílio.
A cidade ficou conhecida como "pequena Lhasa".

Sua verdadeira jornada pelo planeta tem início em 1967, quando pela primeira vez ele deixa a Índia e vai para o Japão e a Tailândia. A partir deste momento ele não parou mais, segue pregando seus ensinamentos e exemplificando a tolerância, a compreensão, a resignação ativa e um profundo amor.
Militante dos direitos humanos, especialmente dos que concernem á sua terra natal. Ele é um guerreiro incansável, mas suas armas são as palavras, e seus meios são os mais pacíficos.

O prêmio que recebeu chamou a atenção do mundo inteiro para sua causa, e provocou uma situação constrangedora para o governo chinês. Atualmente o Dalai Lama já não reivindica a independência de seu país, mas sim que ele se torne uma área autônoma da China, com direito de governar-se por leis próprias, preservar sua cultura e sua escolha religiosa, o que não lhe é possível sob o jugo do governo chinês.

Incansável estudioso, abriu caminhos para a união da ciência com a espiritualidade.
Em 1987 ele discutiu durante uma semana, ao lado de cinco cientistas do Ocidente, questões que envolvem uma aproximação dos princípios budistas e os das ciências do conhecimento.
Desde então meios científicos têm aberto espaços de debates e pesquisas sobre a práxis espiritual, o que cria perspectivas de novos horizontes nas duas esferas.

O mestre incentiva a convivência entre as diferenças e a articulação de todos em benefício do avanço da humanidade. Escreveu vários livros, entre eles “A Arte da Felicidade”, “A Arte da Felicidade no Trabalho”, “Bondade, Amor e Compaixão”, “O Livro da Sabedoria” e “Minha Terra e Meu Povo”.

Seus ensinamentos abrangem desde a esfera espiritual, o meio ambiente, o campo científico, a paz, os direitos humanos, o treinamento da mente, entre outros. Ele é reconhecido e respeitado internacionalmente

Durante os vinte anos seguintes, o Dalai Lama esforçou-se para encontrar uma solução pacífica para a independência do Tibet, embora o Governo Tibetano no Exílio e o governo da China não mantivessem relações diplomáticas.
A partir de 1980, uma série de esforços diplomáticos foram realizados, no sentido de favorecer a reaproximação entre os dois governos.
Em 1987 o Dalai Lama elaborou um plano de paz de cinco pontos para a libertação do Tibet, que foi rejeitado pelo governo chinês.
O Dalai Lama tornou-se uma personalidade mundial, representando o esforço de paz entre os homens. Em 1989 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

É bom aprender mais um pouco e saber de onde vem tanta bondade...só pode ser de outras vidas!!!

Bjo sempre, Vivi.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A pessoa certa.

Oi!

Não é raro eu pensar sobre relacionamentos...
Até mesmo sobre o meu, claro!

Algumas pessoas parecem não estarem inteiras quando estão sozinhas.
Já escrevi algo sobre isso antes...

É claro que quando se está sozinho, costumam aparecer algumas opções.
Umas são descartadas logo de início, outras são avaliadas por mais tempo, colocadas em espera e por último geralmente uma única é posta em prova.
Não que essas opções aconteçam todas ao mesmo tempo, até porque se acontecer, essa pessoa está sozinha por convicção!

Acredito que as descartadas são primordialmente aquelas em que não vemos NADA em comum ou ainda  porque a parte física não apeteça.
E não tem nada a ver com beleza, porque muitas vezes podemos ver beleza onde ninguém mais vê...aliás isso já aconteceu comigo (no passado, claro) algumas vezes!

As opções avaliadas, são aquelas que não convencem de primeira...quando pensamos "é, pode até ser...", e normalmente ficam sendo avaliadas por muito tempo...ou quando a pessoa até acha que vai dar certo, mas não encara de primeira porque pode aparecer algo melhor! Triste, mas é verdade!

E a que é posta à prova é aquela que faz o coração acelerar e a gente esquecer o que ia dizer. Essa a gente paga pra ver no ato!
OK, e se não der certo, o mundo não acabou!!!

Mas aí vem a carência...nada demais desde que o tempo pare, porque se o tempo começa a passar e nada de novo e interessante acontecer, algumas pessoas tendem a fazer o inverso...começam a olhar com "muito bons olhos" as opções que haviam ficado em stand by e até começam a ver qualidades onde não viam.
OK também, nada demais de novo...mas será que é isso que as pessoas de aqmbos os lados merecem?

Uma fica com a outra por falta de opção melhor e a outra fica com uma sem saber que está servindo de "companhia".

Mas quando saber se essa é A pessoa?
Minha definição é:
A pessoa certa é aquela que faz com que a nossa percepção do tempo se altere completamente!

Quando a gente marca um encontro às 9 da noite e começa a se arrumar às 7!
Na verdade, a arrumação começa de manhã no salão, na depilação, no shopping, etc...
Afinal parece que a vida vira um pouco do avesso e a gente fica um pouco atrapalhada, abobalhada mesmo!
E depois do encontro??
Que delícia, dormir lembrando de cada minutinho da noite...e acordar esperando o telefone tocar.

Por isso acredito que para cada pessoa há sim uma outra!
E justamente por isso, não podemos nos "ocupar" com alguém que não faça nosso tempo se alterar, porque se você estiver "ocupada", a pessoa certa pode passar ao lado e você não perceber!!!

Seja feliz sozinho!
Essa é a forma mais fácil de encontrar A sua pessoa certa!
Mesmo que seja certa apenas por um tempo...mas que seja infinito enquanto dure!!!

Bjo sempre, Vivi.

sábado, 2 de julho de 2011

OPRAH, simplesmente o máximo!

Oi!!


EU A-D-O-R-O a Oprah!

Tenho um daqueles sonhos onde temos a nítida impressão de que não são "realizáveis": conhecê-la pessoalmente!

Mesmo se o mundo inteiro não a considerasse tão especial, acho que eu ainda sim a consideraria!!

Conhecendo um pouco mais sobre ela, podemos nos certificar de que ela, sempre foi especial. E as coisas que eu mais admiro é o fato dela se orgulhar de suas raízes e sua histõria, ser transparente e fazer questão de falar abertamente sobre seus problemas demonstrando ser igual a todos e o fato dela ajudar, ajudar e ajudar...sem limites!

Oprah Gail Winfrey.
Nascida em 29/01/54.
É uma das pessoas mais carismáticas do mundo e a apresentadora de Tv mais famosa e rica do mundo!


Vencedora de múltiplos Emmys pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, o programa de entrevistas com maior audiência da história da televisão dos Estados Unidos, e que está no ar há mais de vinte anos.
Infelizmente agora se encerra.

Além de apresentadora, ela é uma influente crítica de livros, uma atriz indicada a um Oscar pelo filme A cor Púrpura e editora da revista The Oprah Magazine. UFA!!!

Ela é considerada também a mulher mais filantrópica de todos os tempos, e configura como a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, desde 2003 e a única mulher a permanecer no topo da lista por quatro anos.

Oprah Winfrey nasceu no Mississipi.
Seus pais eram adolescentes não-casados. Chamaram-lhe originalmente Orpah Gail Winfrey e devido a dificuldade em falar o nome corretamente, a familia acabou alternando as letras e passou a chamá-la de OPRAH.
(Essa eu não sabia mesmo!)

Sua mãe, Vernita Lee, era dona de casa e o pai, Vernon Winfrey, um mineiro de carvão.
O pai de Oprah estava nas Forças Armadas quando ela nasceu.
Depois do nascimento, a mãe de Oprah viajou para o norte e Oprah passou os seis primeiros anos a viver numa zona rural bastante pobre com a avó Hattie Mae.
A avó ensinou-a a ler antes de ter três anos e levava-a para a igreja, onde recebeu a alcunha The Preacher (A Pregadora), pela habilidade de recitar versos da Bíblia.
Quando Oprah era ainda criança, a avó batia-lhe se esta não sabia os versos ou comportava-se mal de qualquer maneira.

Com seis anos, Oprah se mudou para uma cidade vizinha com sua mãe, que foi menos encorajadora e rigorosa para Oprah do que a avó tinha sido, em grande parte devido ao longo horário de trabalho.

Oprah afirmou em1963 que chegou a ser molestada por seu tio e primos quando tinha 9 anos.
Apesar da vida difícil, Oprah sempre se dedicou aos estudos e aos 13 anos ganhou uma bolsa de estudos, numa das melhores escolas públicas do Wisconsin. Depois de anos de abuso, Oprah fugiu de casa.

Aos 14 anos, já longe de casa, Oprah ficou grávida, porém o filho morreu logo após o nascimento.
Oprah foi morar com o pai em no Tennessee. Oprah se tornou cada vez mais dedicada e popular entre os colegas de escola chegando a ser votada uma vez como a Garota mais Legal da Escola.

Oprah também ganhou um concurso de locução que lhe garantiu uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee, uma universidade históricamente negra, onde estudou Comunicação Televisiva.

Ela também atraiu o interesse da rádio local, que a contratou para transmitir as notícias de plantão. Oprah trabalhou nessa rádio até seus dois primeiros anos na faculdade.

A escolha de Oprah pela mídia não surpreendeu sua família, em especial sua avó, que dizia que Oprah tinha o dom de falar em público. Oprah posteriormente reconheceu a influência da sua avó, dizendo que ela sempre a incentivou a falar em público "deu-me uma imagem positiva de mim mesma".

Oprah reside atualmente numa propriedade de 170 mil metros quadrados localizada em Montecito, Califórnia. Oprah também possui mais 7 residências. No todo, seu património, em 2010, foi avaliado pela revista Forbes em 1,95 mil milhões de euros.

Oprah tem mantido uma relação com o empresário Stedman Graham desde 1986.
Eles planejaram um casamento formal, mas a cerimônia nunca ocorreu devido a falta de tempo.
Oprah já declarou publicamente que nunca teve filhos, mas disse que suas alunas da "Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls" ocupam o lugar que seria dedicado aos seus filhos.
Ela teve um irmão homossexual que morreu vítima de AIDS.

Oprah adquiriu o hábito de surpreender suas platéias de diversas formas, assim como também seus funcionários. Em 2004 um fato marcante ocorreu, quando Oprah distribuiu carros Pontiac G6 para toda a plateia, totalizando 276 veículos doados pela Pontiac como parte de um acordo publicitário. ..Imagina???


Oprah é dona de duas revistas, "O, The Oprah Magazine" e "O at Home". Também já produziu cinco livros e está produzindo um novo livro de auto-estima que é considerado o mais lucrativo e caro de todos os tempos, só perdendo para a auto biografia de Bill Clinton intitulada My Life. A revista de Oprah lucra cerca de 63 mil dólares por ano (bem acima da média de revistas femininas).

Para comemorar o seu 40.º aniversário Ophrah correu uma maratona completando a distância em 4 horas, 29 minutos e 20 segundos.
Em outubro de 2007, foi diagnosticado um problema em sua tireóide, o que a levou a ter maior dificuldade em emagrecer, levando-a a verdedeira luta contra a balança.

Oprah possui o site Oprah.com, criado pela produção da apresentadora e fornece recursos e informações sobre o programa e a vida de Oprah. O site recebe cerca de 70 milhões de visitas por mês e 20 mil mensagens por semana.

Em 2008 Oprah e a Discovery Communications anunciaram planos para transformar o canal Discovery Health em um canal especial dedicado inteiramente a Oprah, intitulado de OWN (The Oprah Winfrey Network), com estreia prevista para breve.
Vamos aguardar!!

''Se você olha para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que você não tem na vida, você nunca terá o suficiente.''- Oprah

Bjo sempre, Vivi.