segunda-feira, 13 de junho de 2011

História e simpatias de Santo Antonio

Oi!


Hoje é 13/06, dia de Santo Antonio.
Santo Casamenteiro, a quem as moças solteiras costumam pedir um bom noivo...eu pedi!



Eis sua História.
"Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.


A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.


Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.


A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.


Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.


Protetor dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento coletivo, no dia 13 de Junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa."


As mulheres (de todas as idades, desde que estejam solteiras), não resistem às simpatias para essa data!
Eu fiz muitas!!!! Mas devo dizer que se tivessem dado certo o nome do meu marido seria Sergio!
Fiquei um tempão tentando descobrir  o Sergio da minha vida e ele nunca existiu!!!
Mas estou muito satisfeita com o MEU!!!!

Simpatias:
1) Olhe o Santo Antônio de pertinho e diga que, enquanto ele não lhe arrumar um namorado, ficará na geladeira. E depois ponha-o no congelador.


2) Coloque duas agulhas iguais dentro de uma bacia com água contendo duas colheres de açúcar. Se no dia seguinte elas estiverem juntas, isso simboliza que o casamento está próximo.


3) Coloque a imagem do santo de cabeça para baixo dentro de um copo contendo água ou cachaça, e prometa deixar o santinho nessa situação até encontrar seu amor.


4) Compre em uma casa de materiais espíritas um Santo Antonio feito de madeira de guiné no dia de Santo Antonio você separa o filhinho dele.

Peça: - " Santo Antonio, Santo Antonio Faça .... ( fulano) se casar comigo que devolvo o teu filhinho." Manter o filhinho do Santo Antonio separado dele só devolver quando casar.

5) Quando ouvir tocar o sino de qualquer igreja, vá até lá, entre e faça um pedido a Santo Antônio, o santo casamenteiro, para que lhe arrume um bom marido, amoroso.... Quando tiver seu desejo atendido, retornar à igreja para agradecer o pedido atendido.

Bom, se nada disso adiantar, não fique em casa esperando...vá a luta!
Conheça pessoas, divirta-se e seja feliz...ninguém disse que a nossa felicidade depende de alguém, não é?
Para ser FELIZ basta decidir sê-lo!

Bjo sempre, Vivi.







Um comentário:

  1. Ainda bem que eu sou envagelica,eu nao preciso de santo antonio!

    ResponderExcluir