quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os preconceitos do mundo

Oi!!

DÓI MUITO olhar para essa foto...
Ela é um exemplo de P-R-E-C-O-N-C-E-I-T-O...


Essa palavra dói apenas por ser pronunciada.
Essa semana ouvi de algúém que todos nós temos os nossos preconceitos.
Refleti muito sobre essa afirmação, pois abomino esse tipo de radicalismo e procuro não cometer nenhum ato ou pensamento que possa ter a conotação de preconceito.
Definitivamente, não me acho melhor que ninguém nesse mundo!
Todas as pessoas, independentes da condição social, econômica, racial, cultural e seja lá mais o que for...têm os mesmos direitos e claro, deveres dentro da sociedade. Assim como têm o direito de escolher sua crença religiosa, opção sexual e time de futebol...

O direito de um acaba quando começa o do outro...
Aprendi com meus pais sobre isso desde pequenininha.
Agradeço a eles por (mais) isso!

E o que é preconceito?

Como o nome já diz é o pré-conceito,ou seja, uma opinião formada ANTES de se ter os conhecimentos adequados e suficientes para embasá-la. É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados.

Com o preconceito, costuma aparecer a Discriminação, que significa “fazer uma distinção”, separar, afastar ou afastar-se.

Estereótipo: É a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. Estereótipos são fonte de inspiração de muitas piadas, algumas de conteúdo racista, como as piadas de judeu, que é retratado como ávaro, português (no Brasil), como pouco inteligente, louras, consideradas burras, etc. O estereótipo pode estar relacionado ao preconceito.

Há inúmeros tipos de preconceito.

Preconceito à outra raça - É denominado de RACISMO e existe atualmente principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos, etc...

Preconceito à outra religião - Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente e há anos! No passado, os judeus sofreram imensamente e de forma cruel, o extermínio da raça exercido pelos Alemães. É inesquecível!

Preconceito contra as mulheres - É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente e muitas vezes de maneira superior aos homens.

Preconceito quanto à classe social – Geralmente acontece dos mais ricos discriminarem pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo ,,Isso é coisa de pobre..", ou vice-versa.

Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual – Chamado de Homofobia - Homossexuais e bissexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por serem "diferentes". É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.

Esses são somente os mais vistos...tem preconceito contra gordos, contra deficientes, contra mulheres que não se casaram, contra homens mais velhos que ainda moram com pais...enfim, a lista não se acaba!
A diferença está nos níveis de intolerância das pessoas em relação ao preconceito.

E existe uma maneira de medir o preconceito de uma sociedade (ou o SEU):

Escala de Allport.
É um método para medir o preconceito numa sociedade. Também é conhecida por Escala de Preconceito e Discriminação de Allport ou Escala de Preconceito de Allport. Ela foi descrita pelo psicólogo Gordon Allport em seu livro The Nature of Prejudice (1954).

A Escala de Allport vai de 1 a 5.

Nível 1 – Antilocução
Antilocução significa um grupo majoritário fazendo piadas abertamente sobre um grupo minoritário. A fala se dá em termos de estereótipos negativos e imagens negativas. Isto também é chamado de incitamento ao ódio. É geralmente vista como inofensiva pela maioria. A antilocução por si mesma pode não ser danosa, mas estabelece o cenário para erupções mais sérias de preconceito. Por exemplo, piadas sobre portugueses (no Brasil), brasileiros (em Portugal), negros, japoneses, gays etc.

Nível 2 – Esquiva
O contato com as pessoas do grupo minoritário passa a ser ativamente evitado pelos membros do grupo majoritário. Pode não se pretender fazer mal diretamente, mas o mal é feito através do isolamento.

Nível 3 – Discriminação
O grupo minoritário é discriminado negando-lhe oportunidades e serviços e acrescentando preconceito à ação. Os comportamentos têm por objetivo específico prejudicar o grupo minoritário impedindo-o de atingir seus objetivos, obtendo educação ou empregos etc. O grupo majoritário está tentando ativamente prejudicar o minoritário.

Nível 4 – Ataque Físico
O grupo majoritário vandaliza as coisas do grupo minoritário, queimam propriedades e desempenham ataques violentos contra indivíduos e grupos. Danos físicos são perpetrados contra os membros do grupo minoritário. Por exemplo, linchamento de negros nos Estados Unidos da América, pogroms contra os judeus na Europa, e a aplicação de pixe e penas em mórmons nos EUA dos anos 1800.

Nível 5 – Extermínio
O grupo majoritário busca a exterminação do grupo minoritário. Eles tentam liquidar todo um grupo de pessoas (por exemplo, a população dos índios norte-americanos, a Solução Final para o Problema Judeu, a Limpeza Étnica na Bósnia etc).

Qual o seu nível de intolerância? Você é preconceituoso?
A sua Interlocução (bastante comum nas rodinhas) é o Nível 1 de preconceito...e são apenas 5...
 
Olhe para o espelho mais próximo e veja que você é igual a todo mundo.
Feito à imagem e semelhança de Deus.
Especial, porém com defeitos.
Tem uma vida inteira pela frente e pode fazer dela algo realmente importante, ou então pode apenas ter sido mais um...
 
Bjo sempre, Vivi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário