Oi!!
Ouvimos muito falar sobre todo o tipo de tema ligado à Sustentabilidade.
Mas o que é isso? Onde entra a atitude de cada um de nós?
O que acontecerá com o mundo se o planeta continuar indo para onde está indo e nesse mesmo ritmo?
Essas são perguntas que devemos saber responder, pois trata-se do nosso futuro...mais ainda, trata do futuro dos nossos filhos, netos e bisnetos.
As respostas a essas perguntas fazem parte da herança que eles receberão.
Certamente as pessoas do "futuro" ficarão tão abismadas com a nossa forma de lidar com isso, como hoje nós ficamos como por exemplo, com o fato das mulheres só terem passado a votar em 24 de fevereiro de 1932...mesmo assim, a conquista não foi completa, pois foi permitido apenas que mulheres casadas (com autorização do marido) , viúvas e solteiras com renda própria votassem!!
Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.
O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos principais, a saber:
1. Sustentabilidade Social - melhoria da qualidade de vida da população, eqüidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular;
2.Sustentabilidade Econômica - públicos e privados, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia;
3.Sustentabilidade Ecológica - o uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentação da vida: redução dos resíduos tóxicos e da poluição, reciclagem de materiais e energia, conservação, tecnologias limpas e de maior eficiência e regras para uma adequada proteção ambiental;
4.Sustentabilidade Cultural - respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificidades locais;
5.Sustentabilidade Espacial - equilíbrio entre o rural e o urbano, equilíbrio de migrações, desconcentração das metrópoles, adoção de práticas agrícolas mais inteligentes e não agressivas à saúde e ao ambiente, manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizada;
6.Sustentabilidade Política - no caso do Brasil, a evolução da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia dos governos locais e descentralização da gestão de recursos;
7.Sustentabilidade Ambiental - conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos.
Sendo assim, cada um de nós deve agir dentro de cada um dos sete aspectos da melhor maneira que puder, porque disso depende o nosso crescimento de forma equilibrada e a continuação da vida no planeta.
Vejam que não estamos falando do país e sim, do MUNDO!
Existe uma "estorinha" de um beija-flor que tenta, sozinho, apagar o fogo de uma grande floresta.
Ao ser questionado se ele, com pequenas gotinhas, conseguiria acabar com o incêndio, respondeu:
"Com certeza não, mas eu estou fazendo a minha parte, e, se cada um fizer a sua, algo conseguiremos". Sonhador, esse beija-flor? Mas é nisso que muita gente está apostando.
E há quem trabalhe arduamente para espalhar a consciência de que as pequenas atitudes podem, realmente, colaborar para a preservação dos nossos recursos naturais.
Para se ter ideia de como uma simples mudança de hábito pode contribuir, e muito, para o meio ambiente... Sabia que se você economizar seu banho em apenas um minuto, poupará o equivalente a três litros de água.
E se 10 milhões de pessoas fizerem o mesmo, serão 30 milhões de litros que podem abastecer uma região com 150 mil moradores.
Relatórios (sérios) mostram que estamos consumindo 20% a mais do que o tempo que a natureza leva para se recompor. Em outras palavras, é como se ganhássemos cem reais, e gastássemos cento e vinte. "Gastamos mais do que o meio ambiente pode nos dar".
E o pior... para atender ao consumo da sociedade norte-americana, seriam necessários cinco planetas Terra. E nós, países em desenvolvimento, só não gastamos tanto quanto eles porque não temos as mesmas condições. "Precisamos deixar de imitar os americanos e os europeus, e estabelecer um padrão de consumo próprio.
As questões ambientais ainda não são prioridade para os brasileiros. Prova disso está na quase ausência do tema entre os projetos e propostas do Governo.
O comportamento dos políticos reflete, de certa forma, o pensamento da sociedade. Falar sobre o meio ambiente não dá nem tira voto, no entanto é uma questão fundamental para a nossa sobrevivência e de nossas gerações no planeta.
Onde estão nossos valores?
O primeiro passo para mudar é tomar consciência de que os recursos naturais não são inesgotáveis, e depende de nós mantê-los. E, embora seja difícil mudar, mesmo os pequenos hábitos, é preciso adotar novas medidas de consumo, se queremos um mundo melhor para nossos filhos e netos.
Difundir essa consciência também é o objetivo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. A ONG foi criada para educar e mobilizar a sociedade para o consumo com moderação. Akatu vem do Tupi e significa, ao mesmo tempo, "semente boa" e "mundo melhor".
Eis algumas dicas para consumir menos e ajudar o meio ambiente:
* Reduza o tempo do seu banho em, pelo menos, um minuto. Isso já fará uma grande diferença em larga escala ;
* Quando estiver escovando os dentes, fazendo a barba e lavando o cabelo, deixe a torneira e o chuveiros desligados ;
* Separe seu lixo! Coloque em lixeiras separadas papel, vidro, plástico e metais. Depois, leve a postos e cooperativas de reciclagem. Você ajudará o meio ambiente, e de quebra contribuirá para o sustento de muita gente;
* Reutilize a água da máquina de lavar para lavar o carro, varanda ou o jardim;
* Opte por aparelhos que consumam menos energia e por produtos que não agridam o meio ambiente. Existem opções assim nas grandes lojas, informe-se a respeito;
* Informe-se sobre as empresas e priorize aquelas que são socialmente responsáveis;
* Economize energia ao lavar e passar roupa;
* Use o ar condicionado com moderação;
* Evite usar aparelhos elétricos ou eletrônicos no horário de pico;
* Deixe o carro na garagem, pelo menos, uma vez na semana;
* Não deixe uma torneira pingando;
* Não lave calçadas.
Mudar nossos hábitos sempre será difícil mas é mais fácil do que pensamos de início.
Comece com as atitudes menores e após cada sucesso parta para outra atitude "mais desafiadora".
Você ficará surpreso das conquistas que conseguirá fazer...basta DECIDIR!
A Terra agradece!
Bjo sempre, Vivi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário